A conta de luz cada vez mais alta e os reservatórios das hidrelétricas em baixa têm feito a procura pela geração solar aumentar exponencialmente, tanto para projetos residenciais quanto para projetos empresariais.
Em junho de 2021, a demanda por esse tipo de geração de energia cresceu ainda mais, pois foi nesse período que a bandeira vermelha tipo 2 entrou em vigor. Essa bandeira é a mais alta do país.
Mas afinal, o que é a geração solar?
A geração solar nada mais é do que a energia produzida a partir do Sol. Essa fonte de energia pode ser considerada limpa, renovável e inesgotável.
A energia solar é gerada a partir de placas fotovoltaicas instaladas nos telhados das casas, das empresas ou a partir de usinas solares.
O Brasil conta com cerca de 500 mil sistemas de geração solar instalados e a sua grande maioria está enquadrada na categoria chamada geração distribuída, que fornece energia para sistemas residenciais ou pequenos comércios.
O que tem feito a procura pela geração solar aumentar?
Como citamos acima, o interesse pela geração solar cresceu em 117% no primeiro semestre de 2021. Mas afinal, o que tem feito a procura crescer tanto?
Acredita-se que as pessoas estão com medo do racionamento de energia, que pode ser gerado por conta da crise hídrica que o país está enfrentando.
Além do medo, a população brasileira também tem entendido que investir em energia solar vale mais a pena do que ficar refém das grandes concessionárias de energia.
Quais consequências essa alta procura pela energia solar pode trazer?
A alta demanda de geração solar vai impulsionar as empresas do ramo e gerar novos empregos.
De acordo com os dados oferecidos pelo Portal Solar, pode-se esperar que mais de 5,4 mil novas empresas entrem no mercado até o final de 2021, promovendo assim, um aumento de 27% no volume atual de organizações do ramo.
Para se ter uma ideia, até junho de 2021, o Portal Solar contava com cerca de 450 companhias apenas.
Existe algum ponto negativo ligado à alta procura pela energia solar?
Pode-se dizer que o ponto negativo ligado diretamente à alta procura pela energia solar é o aumento do valor dos sistemas.
Durante a pandemia e devido a alta procura pela geração solar, o valor do sistema fotovoltaico subiu até 25%, dependendo do tamanho do projeto. Em média, os valores subiram 19%.
A elevação dos valores varia de acordo com a potência do sistema fotovoltaico. O maior aumento está ligado a sistemas de 100 kWp (kilo-Watt-pico), que são capazes de gerar cerca de 1.500 quilowatts-hora.
Essa quantidade de energia é o suficiente para abastecer uma empresa de médio porte e casas medianas.
Apesar do aumento de valor, vale a pena investir em geração solar?
Apesar de ser um sistema que possui um valor de investimento um pouco elevado, ainda assim vale a pena investir em geração solar.
Com a energia solar você consegue gerar 100% da sua energia e ainda consegue diminuir o valor da conta em até 95%, utilizando os créditos energéticos.
Além disso, ao utilizar energia solar, você não estará sujeito a pagar as tarifas cobradas pelas concessionárias de energia e não corre o risco de faltar energia na sua casa ou empresa por conta da crise hídrica e do racionamento.
A Energy Brasil te ajuda a fugir do racionamento de energia elétrica
Como você pode perceber, investir em energia solar é uma boa alternativa para aqueles que não querem enfrentar o racionamento de energia elétrica.
A Energy Brasil é uma empresa especializada em energia solar, por isso, se você tem pensado em investir em um sistema, conte conosco.
Para fazer o seu orçamento sem compromisso, basta falar com os consultores da Energy clicando neste link!